Fit-up de tubos

A soldagem de dutos é uma arte precisa. Tubos normalmente possuem defeitos de geometria ou possuem um encaixe entre si falho, o que normalmente acarreta um caro retrabalho e atrasos em agendas de produção apertadas. Furos escalonados nos tubos podem resolver problemas de fit-up, porém isto pode não ser viável devido ao custo ou limitações de espessura de parede. Então, como os especialistas em fabricação podem garantir que os tubos entregues irão se encaixar, seguindo os requerimentos da soldagem?

O smart-fit da OMS utiliza os dados de medição dos tubos para predizer e controlar o fit-up, antes que os tubos sejam trazidos para o local de soldagem. Isto previne gargalos de produção causados por um fit-up falho e reverte o problema do atraso na montagem de dutos maximizando a produtividade do processo de soldagem. A experiência da OMS vêm do trabalho em em projetos de grande escala globalmente, como BC10, Guara Lula, Big Foot, Block 17, 18 and 31, Comperj, Congo River Crossing, Ichthys, Gorgon, Kaombo, Jack & St Malo, Kashaghan, Kodiak, Liwan, Sakhalin, P56, Thunderhorse, Wheatston e Rota 2.

Medição, marcação e fit-up: como funciona?

Todos os tubos selecionados são pré-medidos e os dados são importados para uma estação smart-fit, que consiste em um laptop localizado próximo à linha de tiro.

Cada tubo é marcado e tem seus dados carregados no software Smart Fit, que analisa o fit-up, permitindo ao usuário marcar a melhor posição rotacional para que o desalinhamento seja minimizado. Qualquer problema que faça com que os tubos não encaixem sob o Hi-Lo especificado, também será relatado e tais tubos podem ser re-sequenciados ou removidos. Atrasos de produção devido a tubos que não se encaixam são, portanto, evitados.

A experiência mostra que, com limites de Hi-Lo típicos de linhas de produção e utilizando tubos sem costura típicos que ainda não fora escalonados, problemas de fit-up podem ocorrer em cada 10 de 20 tubos, apesar desta média variar de acordo com o projeto. Com o smart-fit, uma proporção muito maior de tubos irá ter o encaixe sob as condições quando selecionado sob a rotação ótima. O smart-fit permite que isto seja alcançado no campo, sem tentativas e/ou erros.

Soluções provadas para qualquer projeto de dutos

A OMS oferece um conjunto de medições completo e a tecnologia smart-fit para resolver problemas de fit-up de qualquer projeto de dutos, onshore ou offshore. Para projetos em terra que requeiram pouca verba ou para grandes tubos UOE, a OMS oferece a solução em medições com a melhor relação custo-benefício: a ferramenta Manual PipeChecker.

Para a maior produtividade, “padrão ouro” de acurácia de medição, a OMS oferece seu serviço com a ferramenta Automatic PipeChecker. Opções para estações smart-fit incluem “Visualization”, que dá ao usuário uma visualização na própria tela do fit-up simulado, ou o software “Sequencer”, que dá ao usuário um modelo do rack pronto e permite re-sequenciamento com um único clique; tudo isso enquanto apresenta uma tabela com os dados do fit-up com quaisquer problemas sobrescritos, para fácil identificação. A marcação da rotação pode ser baseada via laser ou fita.

Soluções customizadas

Elementos da solução smart-fit podem ser utilizados de formas diferentes para atender às necessidades específicas de diferentes processos de produção, tanto onshore quanto offshore. A OMS pode prestar consultoria aos clientes nos métodos mais eficientes para os cenários de produção deles.

Implementando o sistema

Quando é preciso entregar um projeto de soldagem de dutos contra uma logística desafiadora, o smart-fit pode minimizar o risco do fit-up. A OMS pode analisar uma amostra dos dutos e quantificar uma média de problemas. Questões e desafios podem ser considerados e avaliados previamente, e a OMS pode desenvolver uma solução adequada ao cenário do cliente utilizando sua comprovada tecnologia.