Serviços de inspeção independentes

O impacto do recente vazamento de óleo causado pela plataforma DeepWater Horizon, no Golfo do México, mostrou que as instalações da indústria de óleo e gás irão, provavelmente, caminhar para normas de segurança muito mais rígidas e restritas pelos moderadores das indústrias nos próximos meses/anos. Especificações de engenharia e requerimentos de inspeção já são rigorosos, e a pressão é apenas para que as companhias de petróleo e suas contratantes demonstrem que estão cumprindo com estas especificações e requerimentos. Somado a isso, a recente baixa nos valores de venda do barril faz com que os produtores e operadores tenham que maximizar a eficiência de todos os seus processos, para maximizar o lucro.

O maior desafio é como a indústria do petróleo pode, como um todo, minimizar os riscos e garantir a segurança de seu plantel e a integridade de seus poços, dutos e instalações, e ainda assim aumentar a produtividade e eficiência de seus processos de construção, operação e manutenção. A inspeção visual e dimensional independente é um componente desta imagem. Isto irá abranger, por exemplo, medição e inspeção da geometria de tubos, soldas, fit-up dos tubos, chanfros e escalonamentos, para garantir que as especificações estão sendo completamente seguidas.

A demanda tende a crescer muito para serviços de companhias de inspeção independentes, que podem oferecer uma gama completa de medições e serviços de inspeção seguindo os padrões mais elevados, incluindo a completa documentação e rastreamento, além de calibração.

O que a Nortech/OMS pode oferecer:

  • Serviço terceirizado, medição independente de soldas e expertise em inspeção;
  • Aptidão técnica e experiência comprovada em serviços de inspeção na indústria de óleo e gás;
  • Uma grande gama de ferramentas específicas e calibradas para conduzir o trabalho de pesquisa e checagem dos padrões; 
  • Experiência em definir e interpretar especificações; 
  • Relatórios simples, concisos e informativos gerados especificamente para clientes, detalhando quais tubos ou componentes estão dentro ou fora das especificações de fabricação; 
  • Consultoria em questões relativas a como se conseguir um melhor procedimento/qualidade de soldagem, assim como determinar e isolar tubos ou componentes que não estão complacentes com as especificações;
  • Envolvimento em ensaios END, testes de qualidade da performance das soldas (WPQTs – Weld Performance Qualification Tests), ensaios de fadiga em dutos, bending & reeling trials, visando alcançar o máximo em engenharia de integridade;
  • Consultoria em inspeção e pesquisas on-site.
  • Experiência em resolver disputas entre fornecedores, instaladores e operadores a respeito de engenharia e especificações de inspeção; 
  • Experiência em fornecer um testamento expert e preparar documentação suporte para negociações contratuais ou casos de disputas legais.

A qualidade dos componentes fornecidos é também um fator para o fornecimento de programas de engenharia para a especificação. Infelizmente, não é sempre o caso em que os componentes fornecidos estão de acordo com a especificação. Isto pode levar a disputas entre fornecedores e contratantes. A OMS possui uma significativa experiência como uma autoridade expert independente, chamada para objetivamente avaliar componentes que estão contra os critérios aplicáveis. A Nortech/OMS pode oferecer:

Exemplos:

1.     Onshore

Em um duto terrestre de grande porte e xtensão, fornecedores estavam causando defeitos na soldagem inaceitáveis, devido a problemas com a geometria da chanfradura, danos aos chanfros, perpendicularidade dos ends, ovalizações, corrosões, pitting e contaminação por tinta. O cliente estava tendo que refazer todo o processo de chanfradura, afim de trazer estes de volta a uma condição satisfatória para a soldagem. A Nortech/OMS foi chamada para conduzir uma pesquisa nos campos de trabalho de diversas estações de trabalho.

Para conduzir o levantamento de inspeção, a Nortech/OMS desenvolveu procedimentos e ferramentas de medição customizadas para fornecer uma abordagem irrefutável para o dimensional end dos tubos.

A equipe OMS registrou os dados de medição dos defeitos de soldagem e recolheu um registro fotográfico das evidências, incluindo fotografias das medições aferidas nos dispositivos. Cada defeito diferente foi medido e registrado utilizando dois dispositivos/sistemas alternativos, visando fornecer uma abrangente e irrefutável evidência para disputas legais. Outras documentações suporte incluíam detalhes do operador e ferramentas utilizadas.

As descobertas incluíam diversos problemas com o ângulo do bisel, perpendicularidade das extremidades, problemas de variação de espessura, contaminação dos ends pelo revestimento e danos nos chanfros, incluindo pittings, corrosões excessivas dentre outros.

Em complementação com os dados da inspeção independente, a Nortech/OMS reportou que mais da metade de todos os tubos fornecidos estava fora da especificação.

2.     Offshore

Em um recente projeto, a OMS foi requerida a fornecer inspeção independente para um oleoduto offshore. Isto envolvia a inspeção dos diâmetros dos tubos e a espessura de parede para assegurar qual porcentagem dos tubos fornecidos estava fora das especificações de fabricação.

Este processo envolvia uma abrangente verificação dos ends dos dutos e suas dimensões. Aqueles que foram encontrados fora da tolerância de especificação foram postos sob quarentena, enquanto discussões com o fornecedor sobre a questão eram realizadas para decidir as questões técnicas e comerciais.