Ultra-Trac® APL (Acoustic Pipe Locator) 

Princípio de Funcionamento

O Ultra-Trac® APL utiliza o princípio de diferença de impedância acústica. Pressionando o botão de sondagem é enviado uma onda sonora do APL para o solo. A velocidade e força da onda sonora é diferente do solo em comparação com as interferências, causando uma diferença de impedância acústica. 

Quando a onda sonora atinge uma interferência, a impedância acústica reflete uma parte da energia da onda sonora de volta para os acelerômetros do APL. 

O APL mede a força e velocidade da onda refletida. Baseado na "assinatura" de retorno, o APL determina se há a presença de uma diferença de impedância. 

Depois de uma varredura com o equipamento, o resultado se o tubo foi encontrado e em qual posição, aparece instantaneamente na tela do equipamento. A posição zero (0) é onde se deu a 1a "fatia". Na figura ao lado o equipamento esta configurado para fazer "fatias" a cada 12".

Várias "fatias" representam um scan e uma série de scans sobre o tubo irá produzir uma tendência que pode ser mapeada. 

Além da visualização do local onde o tubo foi encontrado, existe um recurso adicional que esta disponível diretamente no tablet que vem com o equipamento.

Cada "fatia" envia 24 pings do transdutor para o solo. Acelerômetros medem a energia refletida e este dado é então mostrado em forma de gráfico onde cada cor tem um significado. O amarelo claro representa áreas onde houve a maior energia refletida do solo.  Neste exemplo podemos concluir que a "fatia #2" é apenas um echo de objetos no solo. Esta informação é complementar a posição mostrada na tela do APL.