Localização de vazamentos em dutos

A detecção prematura de vazamentos é essencial para reduzir a perda de produto e evitar danos ao meio ambiente. Pequenos vazamentos não detectados podem se transformar em grandes problemas no futuro, especialmente no universo offshore e em áreas urbanas e de preservação ambiental.

Existem vários métodos que podem detectar vazamentos em dutos, que vão desde a inspeção visual até métodos avançados de fotos digitalizadas por satélites. De forma geral, os operadores optam pela combinação de métodos CPM (Computational Pipeline Monitoring), sempre que disponíveis, com métodos de observações que incluem vigilância aérea ou em terra, além de conscientizar populações locais a notificar um possível vazamento.

O monitoramento permanente por sensores acústicos, entre outras tecnologias, também é uma opção. Estes métodos, no entanto, são em geral demasiadamente caros e talvez nenhum deles realmente possa detectar pequenos vazamentos, independentemente de sua localização no duto.

Detecção e localização de vazamentos em dutos aéreos ou enterrados

O SmartBall® oferece uma abordagem inovadora, que combina a sensibilidade da detecção acústica com 100% de cobertura por meio da inspeção in-line do duto. O equipamento esférico é menor que o diâmetro interno do duto, o que permite a sua movimentação de forma silenciosa através da linha, detectando vazamentos pequenos, impossíveis de serem notados por outros meios. O SmartBall® pode ser lançado e recuperado utilizando lançadores de pigs padrão existentes no duto, sem comprometer a operação da linha. A tecnologia foi originalmente desenvolvida e implementada na indústria de água, e posteriormente customizada para dutos de óleo acima de 4 polegadas, e já vem sendo utilizada por diversos operadores de grande porte globalmente, como Petrobras, Shell, Transcanada, BP, dentre inúmeros outros.

Características:

  • Fácil implantação e rastreamento ao longo da inspeção.
  • Precisão na localização e quantificação de uma vazamento.
  • Análise dos dados feita rapidamente (<24h), quando atendendo a situações emergenciais.
  • Fornece dados de pressão e vazão ao longo da inspeção.
  • Magnetrômetro embarcado capaz de detectar curvas e válvulas existentes no duto.
  • Atende a dutos de 4 a 48".
  • Usualmente não é necessária a limitação de vazão (operação do SmartBall® de 0,3 a 2m/s).
  • Bateria de longa duração, que permite inspeções de longas distâncias em um único lançamento (400h +).
  • Pode detectar vazamentos de até 0.1 litros/minuto, o que é geralmente diversas ordens de magnitude mais sensível que a maioria dos dispositivos de detecção de vazamentos CPM.
  • Se move rápida e facilmente através de um duto, diferentemente de pigs de inspeção convencionais. Lida sem problemas com amassamentos e variações de diâmetro.
  • A plataforma SmartBall® é leve e simples, podendo ser preparada e despachada rapidamente, respondendo de imediato à situações de emergência.

Benefícios da Inspeção:

O SmartBall® é ideal para complementar programas de integridade de dutos já existentes, utilizado em inspeções regulares, em situações emergenciais ou como uma ferramenta de integridade em dutos não pigáveis. A ferramenta também pode ser utilizada para localização emergencial de vazamentos, detecção de roubo de produto e validação de alarmes de sistemas CPM, além de teste e validação de novos dutos.

O SmartBall® mostrou-se capaz de localizar vazamentos líquidos de volumes inferiores a 0,1 litros por minuto - uma quantidade menor que um gotejar de uma torneira - , enquanto métodos CPM convencionais não podem localizar vazamentos inferiores a 30 litros por minuto. Em contrapartida aos métodos tradicionais de monitoramento acústicos, focados na distribuição de sensores ao longo do duto, o SmartBall® utiliza um único sensor acústico, lançado no duto e impulsionado pelo fluxo do produto transportado, registrando todos os eventos de ruído, à medida que percorre a rede. Isto permite que o sensor acústico passe muito próximo de qualquer vazamento, registrando todos os ruídos, por menores que sejam, que são identificados claramente no software de análise próprio, o SmartBall® Analyst.

A precisão e acurácia do Smartball permite que os vazamentos sejam detectados ainda em estágio embrionário, antes que se tornem vazamentos críticos, com grandes volumes.

Em 2011, um trabalho técnico for apresentado na Rio Pipeline Conference, sobre a avaliação em campo do SmartBall® pela Petrobras e Transpetro em dutos e operações reais. Os resultados são apresentados no trabalho abaixo, sendo o original e inglês e uma cópia em português: