Gasmig testa três soluções para medição remota

Esta em andamento um piloto para testar três soluções distintas na GASMIG, são elas:

1) Medição remota individual de consumidor de médio porte, foi feito a instalação de um data logger com modem GSM no medidor de um hotel localizado no centro da cidade de Belo Horizonte.

Os dados de consumo horário passam a ser enviados uma vez ao dia para o nosso servidor e são acessados remotamente pela distribuidora através deu um aplicativo chamado Smart Gas Metering.

 

 

 

 

 

 

 

2) Medição clustered. Foi instalado em um edifício de alto padrão que possui medição individual quatro data loggers, sendo que três são por rádio apenas  e um tem comunicação por rádio e também GSM (concentrador). O que ocorre é que este concentrador além de fazer a medição do medidor onde ele esta instalado, também obtém os dados dos outros data loggers, e envia as informações de consumo 1x ao dia para o nosso servidor, que posteriormente são acessadas pela GASMIG.

Em verde a instalação do concentrador. Em azul os data loggers por rádio. Nesta instalação não foram utilizados os adaptadores da IMR devido a incompatibilidade com o modelo do medir, porém, futuramente este adaptador será desenvolvido e o tempo de instalação ficará reduzido há alguns minutos por medidor, além de aumentar a segurança e diminuir erros.

 

 

3) Walk-by. Como os quatro data loggers se comunicam por rádio, é possível obter os dados de consumo da calçada a uma distância de até 100m do local, mesmo a cabine dos medidores estando fechada, para isso, se utiliza um rádio e um smartphone com o aplicativo SITA instalado. O rádio é sincronizado com o celular via bluetooth, recebe o comando do app e uma vez que os dados são recebidos, automaticamente são enviados para o servidor através da rede GSM (3g ou 4g).

1º Passo: fazer um readout pelo aplicativo SITA

2º Passo: selecionar o rádio ARANGE a ser utilizado

3º Passo: selecionar a rota

4º Passo: verificar que todos os medidores daquela rota foram lidos