Colisão Entre Dois Navios - Vazamento de Óleo Detectado


Em 28 de Janeiro de 2017, às 03:45am, óleo começou a ser visto na costa Ennore de Chennai, na Índia, destruindo vida marinha e meios de subsistência, causando danos permanentes à biodiversidade. Dois navios, o Dawn Kanchipuram e o Maple, colidiram e despejaram 80042 Litros de combustível tóxico nas águas do Porto de Kamarajar.

O lodo oleoso foi arrastado, cobrindo uma área de 34000 m² de costa, pantanais e água do mar. O sensível ecossistema é o sustento de pescadores locais e comerciais, e é um dos poucos locais de desova no mundo das vulneráveis tartarugas do pacífico.

Informações a respeito das causas e volume do vazamento, métodos e cronogramas de remediação, além de mitigações e ajustes à contenção e suporte à comunidade local foram descritas como confusas, contraditórias e fragmentadas.

Seguindo o vazamento, nós utilizamos o tratamento de imagens da Satelytics sobre as águas do Porto indiano para mapear a extensão e movimentação do vazamento. O que segue abaixo são imagens tiradas em Fevereiro, logo após a colisão, tanto antes quanto depois da análise da Satelytics.

Com a Satelytics, a extensão e área de cobertura do vazamento é claramente mostrada usando os mesmos algoritmos utilizados para a detecção de vazamentos ao redor do mundo.

Mesmo quando um vazamento é imperceptível ao olho nu, a utilização do espectro específico na zona de infravermelho e porções não visíveis do espectro eletromagnético nos permitem detectar o que o olho humano não consegue.

Satelytics é um pacote de software que permite que empresas de Óleo & Gás não somente monitorem sua infraestrutura para potenciais ameaças e vazamentos, mas também quantifiquem e monitorem projetos de contenção e remediação após um evento ter ocorrido. Embora a Satelytics não pudesse ter evitado a colisão, a solução é ideal para a concentração de esforços de contenção e remediação, verificando a eficiência, eliminando riscos e mitigando consequências associadas e custos.

A mesma tecnologia pode ser utilizada para o monitoramento de plataformas offshore, dutos e outras infraestruturas contra potenciais vazamentos e ameaças, incluindo ação humana, erosão, movimento de terras e crescimento demasiado de vegetação. Como sempre, prevenção é significativamente mais econômica do que custos de remediação, danos a imagem da empresa, multas, etc. para um incidente de Óleo & Gás.