Monitoramento da Faixa de Servidão


Monitoramento da Faixa de Servidão

Sensoriamento Remoto Aplicado a Faixa de Servidão 

Localize automaticamente riscos operacionais como construções irregulares, erosões, vazamentos, etc


Como o Sistema da Satelytics Funciona:

Aquisição de dados

A Satelytics recebe dados multiespectrais de uma variedade de fontes de terceiros, satélites, nano-satélites, imagens aéreas de aviões ou drones.

Envio dos dados

Os dados são posteriormente enviados para a Amazon Web Service (AWS) para serem analisados pelos algoritmos da Satelytics, no caso dos satélites e nano-satélites este envio é automático.

Análise

São algoritmos complexos que isolam as assinaturas espectrais de objetos e fenômenos contidos nos dados, ou pixels, de uma imagem.

Usando diferentes bandas e técnicas de computação,  os cientistas da Satelytics podem determinar o que esta sendo observando usando sua assinatura espectral. Essa ciência de coleta e análise de informações à distância é conhecida como sensoriamento remoto.

A Satelytics processa petabytes de dados que podem incluir milhares de imagens aéreas ou de satélite individuais (pixel por pixel) e constrói um repositório de assinaturas espectrais. Em seguida, a Satelytics roda os algoritmos de detecção ou renderizam esses dados em exibições interativas, alertas e visualizações.

Usando um processo chamado aprendizado de máquina (machine learing), os dados também podem ser usados para treinar o sistema como reconhecer certos fenômenos e automatizar análises complexas que costumavam exigir informações manuais.

O processamento de terabytes de dados dura apenas algumas horas e posteriormente já estarão disponíveis no painel web da Satelytics para serem vistos e analisados.

Como os dados são visualizados

A Satelytics oferece um painel web para a visualização dos dados que pode ser acessado de um smartphone, tablet ou browser. 

Também é possível definir limites de alerta personalizáveis para serem enviados via SMS ou e-mail.

As Principais Informações que Podem ser Fornecidas aos Usuários

Detecção de Erosão 

Exemplo1. A primeira imagen da esquerda para a direita não tinha erosão, no mês seguinte, imagem do meio, é possível verificar que ocorreu uma erosão dentro da faixa de servidão. A última imagem mostra como a Satelytics apresenta o resultado.


Exemplo2. Área sem erosão a esquerda, e a direta a deteção feita pelo sistema.

Detecção de Vazamentos

Vazamentos de hidrocarbonetos em terra ou no mar são facilmente localizados.

Detecção de Vegetação

Além de monitorar a invasão da vegetação na faixa, o sistema detecta diferentes espécies de árvores, sua altura e saúde.

Detecção de Alterações

O sistema detecta alterações que venham a ocorrer na faixa ou na área de alta consequência, como uma nova construção por exemplo.

Classificação do Uso do Terreno

Com o passar do tempo o terreno em torno da faixa de servidão pode ter outro destino o que pode trazer riscos a operação, uma vez que o duto pode ter uma especificação que não atenda um local com alta densidade demográfica, por exemplo.