Controle de Transiente Através do App SmartValve


Controle de Transiente Através do App SmartValve

Eventos de Transientes de Pressão, Causados por Operações de Válvula Mal Executadas, Causam Vazamentos e Rompimentos


O Problema:

O processo de girar as válvulas permaneceu relativamente inalterado por muitos anos, mas continua sendo extremamente importante. Os dados sobre vazamentos, rompimentos e turbidez da água mostram que as válvulas continuam a ser giradas de maneira ineficiente e que os processos de coleta de dados atribuídos às operações das válvulas são descentralizados e, portanto, podem apresentar imprecisões.

A Solução:

SmartValve™ foi projetado e desenvolvido para resolver especificamente esses problemas e transformar a maneira como as operações de válvula são executadas, monitoradas e gerenciadas.

SmartValve™ é um aplicativo inovador que gerencia e monitora as operações das válvulas e reduz as ondas dos transientes de pressão em uma rede de água potável.

Projetado especificamente para empresas de água, o SmartValve™ já tem referências importantes em clientes no Reio Unido e Austrália. 

SmartValve ™ tem dois fluxos de trabalho: operações planejadas enviadas para o celular por meio do aplicativo web SmartValve™ disponível para iOS e Android, e para a finalidade de gravação de voltas, permitindo que os operadores registrem as manobras em campo.

O aplicativo também utiliza tecnologia Near Field Communication (NFC) para marcar os ativos (válvulas) para identificação rápida e para garantir que a válvula correta está sendo operada.




Exemplo de um estudo de caso real

A imagem abaixo mostra uma operação de fechamento de uma válvula gaveta de 4" antes da utilização do App SmartValve™. A velocidade aumenta no início e diminui no final, porém, isso não segue a regra 80:20 onde os 20% finais do fechamento devem ser muito mais lentos do que o restante da operação.

Antes de usar o App

Abaixo, a linha sólida mostra a orientação do perfil de curva fornecida pelo aplicativo SmartValve™ para o técnico conforme ele completava a volta. Se a velocidade da volta ultrapassasse essa linha, o aplicativo emitia um bipe para encorajar o técnico a diminuir a velocidade. Essas velocidades foram definidas com base na orientação de treinamento da AW Transient e a imagem mostra que o técnico foi capaz de cumprir isso.

Após o uso do App

A Operação

As operações podem ser enviadas diretamente para os técnicos por meio do aplicativo Web ou configuradas no dispositivo móvel. As válvulas podem ser encontradas por meio de uma função de pesquisa abrangente ou por meio de uma função de mapa localizado por GPS. Todas as válvulas são categorizadas por seu Distrito de Medição e Controle (DMC) e novas operações podem ser configuradas por meio da interface de mapeamento, o que ajuda os técnicos a localizar as válvulas facilmente sem qualquer entrada adicional necessária do Centro de Controle.

Existem várias funções que podem ser realizadas pelo App, são elas:

Visita

Isso significa que a válvula foi visitada por um técnico. Os dados da válvula podem ter sido editados, isso pode incluir sua localização para a atualização contínua do Sistema de Informação Geográfica (GIS) da empresa. Esta função é útil para o gerenciamento geral de ativos de válvulas.

Tag

As válvulas podem ser marcadas com um Near Field Communication Chip (NFC). Eles são usados para garantir que a válvula que está sendo operada seja a correta. Uma vez que uma válvula tenha sido marcada, basta escanear a etiqueta para obter os dados das válvulas. Cada válvula é localizada por GPS, mas quando há um conjunto de válvulas, a marcação torna-se importante. A etiquetagem de válvulas críticas também é considerada um benefício, pois a digitalização de uma válvula crítica desencadeia um fluxo de trabalho que alerta o técnico e o Centro de Controle que uma ação está prestes a ser realizada em uma parte crítica da rede.

Fechamento

Isso é usado quando o status da válvula está atualmente aberto e orienta o técnico sobre como fechar a válvula para o padrão de rede calmo exigido.

Abertura

Isso é usado com o status da válvula atualmente fechada e orienta o técnico sobre como abrir a válvula para o padrão de rede calmo exigido.

As operações de Visita e Tag são realizadas no App do celular pelo técnico de campo.

Quando a movimentação de uma válvula é programada, o celular é conectado a uma chave de válvula padrão usando um sistema de travamento disponível comercialmente chamado Quadlock.


Foto do Quadlock


Uma vez conectado com segurança à chave da válvula, o aplicativo conduz o técnico durante a operação.

SmartValve™ registra a maneira como a válvula está sendo operada. Ele registra:

  1. A direção da volta
  2. A velocidade da volta
  3. O número de voltas

SmartValve ™ também registra todos os dados de vibração que são coletados por meio da chave de válvula. Isso pode indicar que a válvula não está 100% estanque, ou pode haver um vazamento nas proximidades da válvula.

SmartValve™ também registra uma série de outros dados, incluindo:

  • Momento preciso em que uma operação de válvula foi iniciada
  • Momento preciso em que a operação de válvula foi concluída
  • A localização GPS da operação
  • As credenciais dos operadores
  • Dados meteorológicos

Os dados coletados pelo SmartValve™ App são enviados de volta ao aplicativo da Web por meio da rede de dados móvel, onde podem ser visualizados e analisados. Os dados que o SmartValve™ coleta formam a base de um log de operações digital que pode ser acessado por meio de APIs no aplicativo ou por meio de APIs de aplicativos da web.