A empresa Utilis Corp de Israel desenvolveu, a partir da tecnologia utilizada para detectar a presença de água em outros planetas, um serviço para identificar Pontos de Interesse onde há a presença de vazamentos de água potável e/ ou esgoto.
A tecnologia usa satélites orbitando a 700km acima do solo e que possuam o sensor SAR ( radar de abertura sintética). Este sensor envia um pulso eletromagnético, penetrando no solo a uma média de 3 metros. Isso captura informações de onde a água ou o esgoto se misturam com o solo (após um vazamento), criando uma assinatura dielétrica que é captada pelo radar.
Estes sensores usam o micro-ondas e a frequência de banda L dentro deste espectro. Dessa forma é possível:
![]() |
Foto de uma imagem de radar
Uma vez que a imagem esteja disponível nos servidores da Utilis, os algortimos fazem o trabalho de localizar as assinaturas dielétricas que contenham vazamento de água ou esgoto.
Estes são os passos desde a aquisição das imagens até a entrega dos dados.
Nestes dois POI (áreas em laranja) foram localizados 4 vazamentos em redes principais, 2 vazamentos em ramais e 2 vazamentos na área do cliente.
![]() | Para uma melhor compreensão do retorno de investimento desta tecnologia, recomendamos a leitura deste case de sucesso. |