FIDO - A Revolução na Detecção de Vazamento

Introdução

A FIDO é a única solução de detecção de vazamento de "dispositivo como serviço" (DaaS) que identifica vazamentos, o seu tamanho e também a sua localização exata.
A sua Inteligência Artificial (I.A) foi treinada com milhares de dados de vazamento verificados para fornecer resultados superprecisos, instantâneos, e em qualquer lugar da rede de água. Nada supera a FIDO na identificação dos vazamentos.

A empresa surgiu da necessidade de se analisar centenas de alarmes diários proveniente de loggers acústicos. A concessionária do Reino Unido, United Utilities, fazia esse processo manualmente; alarmes chegavam de campo e precisavam ser validados por um operador. 

Na maioria das vezes os técnicos eram enviados aos locais indicados (pontos de interesse) para simplesmente buscar por um vazamento que não existia. Algo precisava ser feito para otimizar o tempo das equipes e encontrar mais vazamentos.

A FIDO participou de um processo de incubação dentro da United Utilities para desenvolver uma I.A que conseguisse melhorar o processo manual, surge então a FIDO AI.

Hoje, a FIDO AI consegue analisar milhares de áudios em poucos minutos com uma assertividade de mais de 92%, além disso, quantificar os vazamentos em pequenos, médios ou grandes.

Os próximos passos...

A realidade é que loggers acústicos exigem muito CAPEX, por isso, apenas algumas companhias podem se dar o luxo de ter este dispositivo em larga escala, acima de 50.000 por exemplo. Mesmo as empresas do Reino Unido, conseguem monitorar entre 20-30% da rede simultaneamente desta forma. 

Foi pensando em como escalar a sua tecnologia de forma que qualquer concessionária possa fazer uso desta solução, que a FIDO desenvolveu um hardware de baixo custo que eles o apelidaram de Bug. Além disso, possuem dimensões pequenas,  de fácil instalação e configuração, e com uma alta tecnologia embarcada. 

O que são os Fido Bugs?

Os Bugs são fornecidos em kits de 100 unidades, sem um custo inicial de CAPEX.
Assim como os registradores acústicos tradicionais, os Bugs registram assinaturas acústicas e cinéticas para que a FIDO AI possa fornecer pontos de informação sobre vazamento/sem vazamento e tamanho do vazamento com > 92% de precisão.
Eles não se comunicam remotamente, é necessário o download dos dados através do celular por Bluetooth. Os Bugs podem ser recolhidos individualmente, ou deixados em campo.
Ao contrário dos dispositivos tradicionais, eles não estão limitados a limites de alarme. Os FIDO Bugs fazem várias gravações de som. Seus microfones de alta definição são mais sensíveis e com um alcance maior do que a maioria dos loggers, e gravam nos três eixos, ao invés de um só que é o padrão.

Como instalar os Bugs?

Usar os Bugs é simples e não requer nenhum treinamento especial. Basta definir o intervalo de gravação no App FIDO para smartphone. Em seguida, fixar o Bug magnético em qualquer local da rede, inclusive cavalete, existe um adaptador para redes de plástico. Não há necessidade de inserir dados de localização. A FIDO AI faz o resto.
A conectividade Bluetooth permite que os dados sejam transferidos para o telefone móvel de um técnico sempre que ele estiver próximo.
Os Bugs são fabricados em um padrão muito alto para suportar os rigores de qualquer ambiente operacional. Testado para resistir a temperaturas extremas, pressão e choque, cada um vem em uma carcaça de policarbonato totalmente segura contra a ação do cloro.

Análise dos dados

Os dados dos Bugs são analisados pela FIDO AI na nuvem, e retornam com a indicação de vazamento ou não vazamento, e em caso de vazamento, qual a sua magnitude (baixo, médio ou grande). Nas imagens ao lado temos um resultado obtido em campo, e o outro na web dashboard onde existem mais informações, como os horários em que o Bug identificou o vazamento e a sua escala, neste exemplo, vermelho quer dizer um vazamento grande.


Correlação automática em nuvem

Saber o local correto do vazamento na primeira vez evita escavações secas, diminui o tempo de execução e reduz a perda de água com mais rapidez. Com a correlação em nuvem, a FIDO aproveita o poder da computação em nuvem para localizar vazamentos com exatidão.
A correlação tradicional usa dispositivos de ponta. Esses dispositivos especializados no local precisam de operadores treinados e recalibração regular. Pode ser caro e demorado.
FIDO Cloud Correlation remove o erro humano porque não há necessidade de inserir a localização, o material do tubo ou a distância.
Os FIDO Bugs coletam todos os dados acústicos. Em seguida, a FIDO AI faz a análise superprecisa na nuvem. Os resultados instantâneos são entregues diretamente ao telefone do técnico de campo.


Os benefícios da correlação em nuvem:

  1. Você tem acesso a muito mais poder de computação para identificar corretamente a frequência de ruído de vazamento.
  2. A FIDO AI detecta automaticamente o material do tubo e aplica a combinação certa de filtros e modelagem matemática para fornecer a localização precisa do vazamento. O FIDO Cloud Correlation inclui um processo de filtragem mais complexo do que qualquer dispositivo portátil seria capaz de gerenciar.
  3. Você pode integrar seus dados de rede ARC GIS para gerar dados de localização e distância sem entrada manual.
  4. Os dados nunca são perdidos. Você pode armazenar todas as informações sobre o vazamento e sua localização permanentemente na nuvem para referência futura.

Vídeo sobre a tecnologia de correlação:


Recursos do uso dos Bugs para análise de vazamentos

  • Resultados muito precisos de vazamento/não vazamento e o primeiro no mundo a quantificar o tamanho do vazamento. A acurácia na identificação é de 92% e aumentando, e quanto a quantificação é de 90% e aumentando também.
  • Correlação automática na nuvem. Detecta o vazamento com uma acurácia de submetro.
  • Função do sensor triaxial. Fido Bugs gravam os dados em três planos ao invés de um único eixo como é comum na maioria dos equipamentos.
  • Vida longa da bateria. Duração de três anos de operação contínua, ou 8 anos em stand-by.
  • Treinamento mínimo. Basta ativar o Bug e acoplá-lo a rede, seja de metal ou plástico.
  • Análise imediata dos dados baixados pelo App, em aproximadamente 7 seg. já sabe se existe ou não um vazamento e a sua magnitude.
  • Sem calibração. Os Bugs são calibrados uma única vez de fábrica para numa mais precisarem de calibração.
  • Altamente resistentes. Feitos para resistirem a qualquer condição de campo.
  • Sem CAPEX. Mensalidades que cobrem o uso dos Bugs e da FIDO AI.