Monitoração da Movimentação do Solo


Monitoração da Movimentação do Solo

Monitoração da Subsidência (pequenos afundamentos do terreno) para Evitar o Colapso das Redes de Esgotamento Sanitário


A empresa Planetek em conjunto com a Hexagon, desenvolveu um serviço chamado Rheticus® Network Alert, que é a monitoração da subsidência com o objetivo de reduzir os acidentes na rede de esgotamento sanitário. 

Apesar das tubulações serem feitas de materiais resistentes, principalmente as redes de esgoto, por suas características (dimensão, materiais, profundidade de instalação, entre outros), estão sucetíveis a rupturas (e consequentemente vazamentos) em função da movimentação do solo.

Uma prevenção de vazamento eficaz pode ser alcançada identificando com antecedência os segmentos de rede sob tensão e acionando intervenções de manutenção antes da ruptura da rede, evitando-se ações emergenciais que são caras e trazem transtorno a população.  

O Rheticus® Network Alert oferece uma visão sinótica do nível de estresse da rede que é segmentado em seções com diferentes comprimentos dependendo dos atributos associados e tematizadas de acordo com o nível de estresse atribuído: segmentos estáveis em verde, aqueles a serem monitorados em amarelo e nos segmentos a serem inspecionados em vermelho.

Cada segmento da rede tem uma Pontuação de Prioridade de Inspeção, variando entre 0 e 1. Quanto maior a Pontuação de Prioridade de Inspeção, maior o nível de alerta, conforme mostrado no vídeo abaixo:

Rheticus® Network Alert indica locais de interesse e permite que os operadores ajam com base nas informações, simplifiquem as atividades de manutenção e priorizem a inspeção. Assim, o serviço permite uma abordagem “a priori”, ajudando a evidenciar os problemas antes que se tornem críticos. Como resultado, as operadoras gerenciam melhor seus recursos financeiros e reduzem as interrupções do serviço e / ou ameaças às pessoas.

Todas essas informações são atualizadas e entregues às concessionárias de serviços públicos com ferramentas de Business Intelligence extremamente intuitivas para agregar análises dinâmicas e novos recursos às atividades de planejamento, gestão e manutenção.

Recursos:

  • Dados atualizados com base no monitoramento contínuo por satélite
  • Relatórios, mapas e análises geográficas para download
  • Análise histórica incluída
  • Serviço em nuvem disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer dispositivo
  • Entrada para outras aplicações M2M
  • Assistência técnica remota

Benefícios:

  • Reduza o tempo e custo de inspeção
  • Sem a necessidade de instalar sensores e nenhum tipo de manutenção é requerida
  • Conhecimento atualizado e visão imediata da estabilidade da terra e da infraestrutura
  • Monitoramento e medições de alta precisão para análise precisa de tendência de deslocamento
  • Custos reduzidos e maior eficiência nas operações e manutenção da rede.

Para uma melhor compreensão do retorno de investimento desta tecnologia, recomendamos a leitura deste case de sucesso.